24 junho 2014

Torcedores cariocas adaptam músicas da dupla Fla-Flu para apoiar a Seleção

Argentinos, chilenos, holandeses, uruguaios, belgas e franceses vêm dando um show no quesito torcida. Com gritos ensaiados e variados, os estrangeiros têm chamado a atenção nos estádios do país. Mas um grupo de jovens brasileiros está tentando virar esse jogo. 

Gabriel Martins, Gabriel Bastos, Felipe Oliveira e Rafael Portela são alguns dos integrantes da "Banda verde e amarela". O objetivo? Criar e divulgar novas canções para embalar a Seleção. Algumas delas, versões adaptadas de cânticos que as torcidas de Flamengo e Fluminense costumam entoar no Rio de Janeiro.

A turma esteve em frente à Fifa Fan Fest, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (antes do jogo diante de Camarões) para tentar difundir suas criações e deixar o "Sou brasileiro com muito orgulho e muito amor" um pouco de lado. Criativas, as canções têm até provocações aos argentinos: "Se você é argentino, então diga como é ter somente duas Copas, uma a menos que o Pelé". 

- Os gringos estão vencendo de goleada. É hora de virar esse jogo - disse Felipe Oliveira.

Uma adaptação, por exemplo, é a da música "Brasília Amarela", dos Mamonas Assassinas, tradicionalmente cantada pela torcida do Flamengo, no Rio, e do Inter, em Porto Alegre: "Com a camisa amarela, cinco taças na mão, essa Copa é nossa, vai começar a festa! Da-lhe, da-lhe, da-lhe eô, Brasil vai ser campeão". 

A versão da música "Radio Pirata", do RPM, entoada pela torcida do Fluminense, também ganhou uma adaptação para a Seleção: "Vamos... pra cima Nação, quero... gritar campeão, vamos lutar, traz essa taça, vamos brasileiros com garra e com raça".

Na capital federal, nos arredores do Mané Garrincha, o clima era semelhante. Um grupo de torcedores de João Pessoa chegou ao estádio com cópias impressas de releituras de alguns gritos tradicionais de torcidas de clubes do país.

- Queremos que o jogo de hoje seja um marco, com novas músicas que vão embalar a conquista do hexa - afirmou o torcedor Nilo Montenegro, um dos idealizadores da ideia. 

Na entrada do Mané Garrincha, o pessoal de João Pessoa ganhou o apoio da torcida "Movimento Verde e Amarelo", formada por um grupo de amigos de São Paulo. Criada em 2010, para a Copa do Mundo na África do Sul, a torcida tem acompanhado a Seleção também nas partidas do Mundial deste ano e conta com um repertório extenso de canções e provocações aos rivais. A música preferida do grupo exalta os mil gols de Pelé e ironiza Maradona:

- "Mil goools, mil goools, mil gooools... Só Pelééé, só Pelééé, chora Maradona eôô!!" Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname