12 abril 2014

Depois de 17 anos, Brasil 'perde' para Argentina no mata-mata da Libertadores


A histórica rivalidade entre Brasil e Argentina ganhou um novo atrativo na última quinta-feira. Depois de 17 anos, e desde que começou a era "inchada" da Copa Libertadores, com mais de 30 times, foi a primeira vez que o Brasil teve menos representantes que o país vizinho nas oitavas de final da competição.

Com a queda de Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo na primeira fase, o Brasil classificou para o mata-mata apenas três times: Atlético Mineiro, Cruzeiro e Grêmio, a menor quantidade desde 2002, quando só São Caetano e Grêmio avançaram para a fase eliminatória da Libertadores (nesse ano a Argentina também levou dois times às oitavas).

Enquanto isso, a Argentina viu quatro de seus cinco representantes conseguirem avançar neste ano: Vélez Sarsfield, Arsenal de Sarandí, San Lorenzo e Lanús. Apenas o Newell's Old Boys caiu na primeira fase.

A vantagem hermana não acontecia desde 1997. Naquele ano, Cruzeiro e Grêmio avançaram pelo lado verde e amarelo, enquanto Racing, River Plate e Vélez Sarsfield estavam nas oitavas defendendo a Argentina.

Nesse período, a Libertadores mudou de regulamento: em vez dos 21 times que tradicionalmente participavam da competição, a partir do ano 2000, 32 clubes passaram a compor o torneio, aumentando o número de representantes de cada país e de grupos. A atual Libertadores conta com 38 equipes.

Em 2008, a Argentina quase quebrou o "tabu". Na ocasião, o Brasil colocou nas oitavas cinco clubes, todos que conseguiram vaga para a Libertadores. Como o Boca Juniors havia vencido o torneio em 2007, a Argentina contou com seis times na competição. Destes, apenas o Arsenal de Sarandí, que ficou em terceiro em seu grupo, não conseguiu avançar, e o país acabou igual o Brasil, com cinco times na fase final.

Se o Brasil passou todos esses anos superando a Argentina, o mesmo não acontece quando a comparação é feita com o Uruguai. Em 2002, o país colocou Peñarol, Nacional e Montevideo Wanderers nas oitavas, enquanto os rivais sul-americanos tiveram dois representantes cada na fase mata-mata.

Nas oitavas de final desse ano, o Atlético Mineiro enfrentará o Nacional de Medellín, o Cruzeiro medirá forças contra o Cerro Porteño e o único confronto entre Brasil e Argentina será entre Grêmio e San Lorenzo. Os argentinos Vélez Sarsfield, Arsenal de Sarandí e Lanús jogarão contra Nacional, Unión Española e Santos Laguna, respectivamente.

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname